Medicina Tradicional Chinesa
Os conceitos Yin e Yang estão presentes no mito de criação da terra e humanidade, a história de Pan gu, e atribui-se seu mais antigo uso sistemático ao I Ching. (Cooper, Kikuchi) Contudo não há dúvidas que o cánone básico de sua aplicação à medicina é o Nei Ching "o livro de imperador amarelo".
Lê-se, no Nei Ching: " O imperador Amarelo disse:

“O princípio de Yin e do Yang - os elementos masculino e feminino da Natureza - é o princípio básico de todo o Universo. É o princípio de tudo quanto existe na Criação. Efetua a transformação para a paternidade; é a raiz e a fonte da vida e da morte, e também encontra-se no tempo dos deuses.
A fim de tratar e curar as doenças, há que investigar-se a sua origem. O céu foi criado por uma acumulação de Yang, o elemento da luz; e a terra foi criada por uma acumulação de yin o elemento das trevas. “
O Imperador Amarelo
O Nei Ching consiste basicamente no diálogo de Qi-bai (também grafado Ch'i Po) com o imperador amarelo mas é voltado para as questões práticas da adaptação ao clima, nutrição, emoções mas sobretudo num segundo tomo ou versão, o Su Wen, concentra-se na prática clínica, naturalmente com as metáforas e referências da época em que foi contado (tradição oral), escrito ou re-escrito nas distintas dinastias (Han, Tang). A título de exemplo observe-se a seguinte citação:
"O Imperador Amarelo pergunta: Ouvi dizer que o céu era Yang e a terra era Yin, que o sol era Yang e a lua era Yin. Como concordam elas, no homem?
Qi-bai responde: O que está acima dos rins (região lombar) depende do céu; o que está abaixo da região lombar depende da terra. os 12 vasos principais ((Jing - mai) correspondem assim aos 12 meses (12 ramos terrestres). A lua está em relação com a água. Eis porque está situada em baixo é Yin"''
Iniciando assim a classificação dos meridianos em suas propriedades Yin e Yang. Esse livro para o qual existem algumas traduções e sobretudo múltiplas versões, mantém uma unidade quanto ao tema que aborda e é nítida a identificação da teoria de um conjunto de explicações sobre o processo saúde doença em relação ao Yin Yang, fatores patogênicos/terapêuticos organizados sob a forma de uma fisiologia ou dinâmica vital, (Madel Luz) onde se integram com os conceitos de meridianos e a teoria dos cinco movimentos (elementos).
O estudo das noções de oposição/correlação ou par de oposições tem uma longa história de aplicações em diversas áreas do saber, tanto na China antiga como atual a exemplo o Feng Shui, assim como no ocidente a exemplo estudos de filosofia, lógica, linguística (estrutural), teoria da informação, semiótica/semiologia, psicanálise e antropologia.
ESPAÇO SAMÁDHI
Mariah - Terapeuta Naturista - CTN 1888
TERAPIA CLIMB (ESCALADA) – FLORAIS - TARÔ QUÂNTICO – MASSAGEM AYURVÉDA - NUMEROLOGIA-NOMESOFIA (assinatura) - FENG SHUI (Residencial e Empresas) – PALESTRAS (Auto-Estima-Trabalhando nossas Energias-) – CURSOS (Aromaterapia, Toque Quäntico, Feng-Shui)
Contato 7566 6472
ESCLARECIMENTOS
O que significa Samádhi? Em sânscrito, sânscrito védico é uma antiga língua indiana, a língua dos Vedas, Samádhi quer dizer hiperconsciência, estado de graça.
O que significa o símbolo acima? É um símbolo celta Triskle significa as tríades da vida, um etérno movimento e equilíbrio, uma estrela de três pontas curvadas conferindo à imagem uma graciosa fluidez de movimento, as três pontas representam também ternura, intuição e beleza.
Sejam bem vindos a este Blog.
Este Blog tem a missão de divulgar e desmistificar a Terapia Holística. Terapia Holística é o nome dado a qualquer terapia que siga os princípios do holismo. Holística = do grego holus: totalidade. A abordagem holística entende que os elementos emocional, mental, espiritual e físico de cada pessoa formam um sistema, e busca tratar de toda pessoa concentrando-se tanto na causa da doença como dos sintomas.
A Terapia Holística não é misticismo como muitos acreditam, trabalhamos com técnicas e ferramentas milenares e modernas. O Rio de Janeiro é o primeiro Estado brasileiro a instituir na rede Estadual o Programa de Terapias Naturais (Lei Nº 5471, de 10 de junho de 2009). A Medicina tradicional já incorporou em seus procedimentos muitas ferramentas que nós terapeutas utilizamos, como por exemplo a Cromoterapia já incorporada na Grade Curricular de Medicina da USP. Em toda a Europa, EUA e vários países do primeiro mundo as consultas a Terapeutas Naturistas excede a 30% às da medicina tradicional. "Precisamos quebrar tabus aqui no Brasil também para uma qualidade de vida melhor, tratando do individuo como um todo, um universo particular e único".