Massagem Ayurvédica: É uma técnica de massagem Indiana com toques profundos que aliam movimentações vigorosas em toda massa muscular junto com manobras de tração e alongamento. Ela estimula também órgãos vitais visando o equilíbrio físico, mental, psíquico, energético e espiritual.A Massagem Ayurvédica: pode ser indicada para inúmeros problemas mentais e físicos: Neurastenia, dores de cabeça, insônia, reumatismos crônicos, melhoria da vitalidade sexual, autoconfiança, depressão.
MASSAGEM AYURVÉDICA OU AYURVÉDA
(massagem terapêutica indiana)
Em toda a Índia a massagem Ayurvédica é tradição, nas grandes cidades como Delhi, Bombaim e Calcutá, podemos encontrar freqüentemente um massagista praticando seu ofício no parque ou na praia. A sabedoria milenar indiana sabe que a chave para a boa saúde é ter um corpo no qual os nutrientes circulam adequadamente e as toxinas são eficazmente expelidas. Desde o nascimento o bebê já recebe a massagem "Shantala" que é específica para o bebê.
A Massagem Ayurvédica funciona nos níveis físico e mental. Fisicamente, ela auxilia todos os sistemas do corpo-imunológico, respiratório, nervoso, endócrino, circulatório, muscular, ósseo, digestivo e linfático. Mentalmente, ajuda à mente a relaxar e geralmente ajuda o corpo na autocura. Uma massagem regular, até mesmo uma ou duas vezes por semana, previne o desenvolvimento de muitas doenças de pele, como eczema, pruridos, brotoejas e seborréia. Também melhora o estimulo, a paciência, a autoconfiança, o ânimo, o vigor e a inteligência, a vitalidade sexual e a beleza física. A massagem Ayurvédica é usada terapeuticamente para a neurastenia, dores de cabeça, insônia, gota, poliomielite, obesidade, artrite, irregularidades de pressão sanguínea, asma e desordens mentais e tantas outras. A Ayurvédica auxilia os mecanismos de defesa do corpo e fortalece o sistema imunológico. Massagens regulares ajudam a equilibrar os três humores do corpo, conhecidos na Ayurveda como doshas: vata (vento), pita (bile), kaptha (muco). Harish Johari - médico ayurvédico.
PRANA _ Força Vital
Na (Índia) Ayurveda, no (Ocidente) Ayurvédica. A sabedoria milenar indiana sabe que a Ayurveda nada mais é do que a ciência do prana (força vital que anima o organismo). As terapias Ayurvédicas podem ser classificadas em dois ramos - terapias de fortalecimento (aumentar a força do paciente) e terapias de redução (preparar o sistema orgânico para a regeneração e rejuvenescimento).
“A beleza do sistema ayurvédico está em que ele não se limita ao corpo físico, mas abarca todas as inter-relações da natureza”. Atreya Smith - mestre de Ayurveda na Índia e Europa.
A Ayurveda é uma massagem terapêutica para equilíbrio e tratamento para inúmeras doenças, longevidade, beleza e sobretudo saúde plena. O terapeuta além de dominar as técnicas da Ayurveda necessita ter uma consciência cósmica e se conectar com ela para atuar na massagem, ativando o prana (força vital), a circulação, musculatura, tratando os marmas (depósitos de prana) e os doshas (humores do corpo)." A sociedade moderna no culto a beleza física corre desenfreadamente" de Harish Joharie, atrás de procedimentos cada vez mais invasivos, rasgando os meridianos ( condutores do prana), com cirurgias plásticas, exacerbando em atividades físicas endurecendo músculos e bloqueando a circulação da força vital. Nessa preocupação com seus corpos físicos continua infeliz com seu pobre e doente interior, por essa razão nunca estará satisfeita.
A beleza é a harmonia serena e consciente de que somos mais que matéria, somos energia natural e necessitamos de equilíbrio. Todo desequilíbrio que causarmos a nós mesmos assim como à Mãe Natureza sofre diante das agressões que o homem lhe impõe, inevitavelmente nosso ser natural responderá com síndromes e doenças!
No "Portal" Samádhi atuo com a linha das Técnicas Indianas Tradicionais para o Equilíbrio do Corpo e da Mente estudos de Atreya e Harish Johari.
O preparo para a massagem, talvez seja o ponto mais importante para a sessão terapêutica, preparo do ambiente com música relaxante, incenso, local agradável e privacidade o cliente tem que se sentir seguro e garantido. Meu ambiente tem meu estilo pessoal inspirado na Índia é um "Portal Samadhi" (hiper consciência).
Minha preparação pessoal é equilíbrio, conecção, concentração, ativar meu fluxo energético e ficar pronta para doação. Depois vem a preparação do cliente mental, emocional e física sem esse preparo se reduz ou anula a eficácia do tratamento.
Utilizo o diagnóstico da língua e do pulso para definir o "dosha" (humor do corpo) da pessoa que básicamente são três ou suas misturas Vata - Pita - Kapha, para cada dosha utilizo um tipo de preparo de óleos prensados à frio e aquecidos, específicos para tratar os doshas incluindo as estações do ano que os influenciam.
Massagem do corpo inteiro:
minha técnica de massagem Ayurvéda não é de solo, mas sim numa maca confortável e larga.
Os quatro tipos de toque são:
Palmadinhas: despertam o corpo, aumenta o fluxo da força vital (prana), aumentam a circulação do sangue, dos vasos capilares sob a pele, ativam sistemado sistema circulatório alcancem a nervoso.
Amassar: relaxa e elimina o stress acumulado nos músculos, articulações e ligamentos. O amassamento aumenta a atividade no interior das paredes das células, aumentando a circulação de substâncias químicas vitais que ajudam a desenvolver e rejuvenescer o corpo.
Friccionar: estimula a circulação do sangue e da linfa. Esse estímulo permite que os nutrientes alcancem as articulações fortalecendo os ossos.
Comprimir: a compressão é feita somente nos membros, dedos e artelhos. Isso influencia a fina rede de nervos e vasos sangüíneos capilares sob a pele, força o fluxo de material nutriente em direção às extremidades, equi´libra a pressão do sangue e de outros outros fluidos dentro das paredes das células.
Nosso organismo possui uma rede de dutos que saem dos marmas e carregam o Prana (fuído vital) a saúde desse sistema complexo é de suma importância para a saúde "total" do ser.
Os Marmas: de acordo com Sushruta Samhita, existem 107 marmas no corpo humano. Os marmas se referem às junções rígidas ou pontos de encontro dos cinco princípios orgânicos: mansa (músculos), sira (Vasos), snayu (ligamentos), asthi (ossos) e sandhi (articulações). Essas junções formam os assentos da força vital ou prana. Na massagem Ayurvéda o tratamento e massagem dos marmas é fundamental para a saúde.
-Segundo Harish Johari o praticante da massagem Ayurvéda depois do aprendizado e prática deve trabalhar intuitivamente.
-Recomenda-se que o massagista Ayurvédico seja do mesmo sexo do cliente.
-Eu recomendo que o atendimento deve ser de três massagens no máximo por dia pois, é doação de energias que desgastam o terapeuta e com certeza prejudicaria a doação para seu cliente. O ideal é ter-se um intervalo de cinco horas entre cada uma.
Namasté Mariah
Nenhum comentário:
Postar um comentário