A Shantala é uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente em Kerala no Sul da Índia. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher num calçada pública massageando seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paraplégica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá.
O ambiente que Leboyer percorrera até então era completamente hostil, mas a cena da massagem fez com que a beleza e harmonia dos movimentos de Shantala transformasse tudo a sua volta.
Leboyer pediu para fotografá-la e filmá-la. Ela, admirada pelo interesse em uma prática tão simples e corriqueira, aceitou. Durante dias ele acompanhou a massagem de Shantala em seu bebê, captando atentamente cada movimento. Leboyer fez o possível para que as fotografias exprimissem a profundidade e o amor envolvidos. Wikipédia
“Sim, os bebês tem necessidade de leite,
Mas muito mais de serem amados e receberem carinho
Serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados”
LEBOYER
A Massagem em bebês recém-nascidos possui uma longa tradição na Índia.Assim como na nova mãe é um fenômeno necessário. De acordo com Sushruta Samhita, recomenda-se uma massagem de limpeza logo após o nascimento-antes do corte do cordão umbilical-para limpar os restos da membrana que cobre o corpo do bebê. Tradicionalmente isso é feito rolando-se uma bola de massa de pão sobre o corpo. Uma bola de massa macia, do tamanho de um limão, pode ser feita de farinha de trigo integral finae e fresca, com água. enquanto se forma a bola acrescenta-se um pouco de óleo de amêndoas doces e pode-se acrescentar uma pitada de açafrão da Índia o primeiro para nutrir o próprio trigo e o segundo para fortalecer a pele do bebê e protegê-la contra infecções. Pode-se também ao invés da bola de pão friccionar o corpo do bebê com um pano macio sem óleo.
Durante os seis primeiros dias após o nascimento o bebê deve ser limpo antes do banho com uma bola de massa fresca que melhora a circulação,, elimina as toxinas e auxilia o sistema digestivo do bebê.
No sétimo dia inicia-se a massagem de fato e a massagem com as mãos inicia-se quando o bebê tem um mês, depois que seu corpo absorveu uma boa quantidade de óleo durante a massagem e limpeza com a bola de massa o corpo do bebê já está mais forte. Harish Johari
O bebê quando nasce não sabe que é um indivíduo, ainda sente-se como extensão da mãe. A massagem feita principalmente pela mãe leva segurança e conhecimento do seu corpo como indivíduo. O pai deve participar dessa atividade criando assim o vínculo entre pais e filho. A Shantala acalma, alivia cólicas, permite um sono reparador, estimula os vínculos emocionais, equilíbrio mental, emocional e físico e promove independência.
Namastê Mariah
Nenhum comentário:
Postar um comentário