ACESSE HTTP://MARIAH-TINTASVERSOS.BLOGSPOT.COM Livraria Alpharrabio/Livraria Cultura/Escritor moçambicano Mia Couto
Transtorno mental comum faz parte dos transtornos de ansiedade. Ele se manifesta principalmente pelos comportamentos compulsivos e dos pensamentos obsessivos. As obsessões são pensamentos que invadem a mente de forma repetitiva e persistente. São sentidos como pensamentos estranhos ou impróprios, e geralmente acompanhados de medo, angústia, culpa ou desprazer. O indivíduo com TOC, mesmo desejando ou se esforçando, não consegue afastar ou suprimir estes pensamentos de sua mente.
Obsessões mais comuns: preocupação excessiva com sujeira, germes ou contaminação, dúvidas, preocupação com simetria, exatidão, ordem, pensamentos, cenas ou impulsos indesejáveis e impróprios, e preocupação em armazenar, guardar coisas inúteis, com checagem.
Já as compulsões (ou rituais) são comportamentos voluntários e repetitivos, executados em resposta a obsessões. Elas podem aliviar momentaneamente a ansiedade associada às obsessões, levando o indivíduo a executá-las toda vez que sua mente é invadida por uma obsessão. Exemplos mais comuns: lavagem ou limpeza, alinhamento, acumular, guardar ou colecionar objetos sem necessidade (colecionismo), e compulsões mentais (rezar, repetir palavras, frases, números).
DIAGNÓSTICO
Feito por avaliação detalhada, na qual se identificam, além dos pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos, os prejuízos causados por estes sintomas no dia-a-dia do paciente, como dificuldades na escola, no trabalho, nos relacionamentos pessoais e afetivos.
TRATAMENTO
Os tratamentos mais efetivos incluem o uso de medicamentos, principalmente os antidepressivos. A principal classe do antidepressivos usados são os inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina (ISRS) como fluoxetina, a sertralina, a paroxetina, a fluvoxamina e o escitalopram. Outro muito usado é a clomipramina. É fundamental também o acompanhamento psicológico para os pacientes com TOC. A principal modalidade de tratamento é a Terapia-Cognitivo-Comportamental (TCC). Associados medicamentos e acompanhamento psicoterápico ´é mais efetivo o controle dos sintomas do TOC do que aplicados isoladamente.
Laboratório de Neurocências do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP- São Paulo
NEUROLINGUÍSTICA - PNL
A Neurolingüística também é uma ferramenta muito eficaz no tratamento e controle das Síndromes quando aplicada por profissional experiente e devidamente capacitado e o mais importante sem o uso de medicamentos, quando necessário é utilizado os Florais que demonstram resultados muito positivos.
Namasté Mariah
Nenhum comentário:
Postar um comentário